terça-feira, 27 de março de 2012

Resenha: "Sky Blue Sky", Wilco (2007)



A começar pela bela foto na capa, Sky Blue Sky, sexto álbum dos americanos do Wilco, é belo e simples a sua maneira. O álbum de 2007 recebeu críticas positivas (“maduro”) e negativas (“daddy rock”). Concordo com ambas, o que não é um demérito de modo algum.
De cara, chama a atenção o timbre do vocalista Jeff Tweedy, muito parecido com a voz de John Lennon, especialmente na carreira solo. O álbum tem algumas características bem marcantes: Logo de cara, há canções doces que chegam a lembrar Elliott Smith: a primeira, “Either Way” , a bucólica “Please be patient with me” e a faixa título, “Sky Blue Sky” , que tem belos acordes de violão.

O que mais me chamou a atenção no disco foram 5 músicas com características muito parecidas: começam com uma estrutura (e a voz!) de um John Lennon em carreira solo, e vão entrando guitarras, pianinhos a La “Billy Preston” (ele tocou nos últimos álbuns dos Beatles) e uma bateria bem Ringo Star dos últimos álbuns dos Beatles, tosco e genial, com viradas de bateria setentistas ocasionais. Estas 5 músicas formam uma “sequencia” e vão ficando melhores: “You Are my face” , “Side with the seeds” , “Shake it off” (que chega até a ser um pouco noventista), “Hate it there” , até chegar em “Walken” . Essa última aliás, poderia estar perfeitamente encaixada no Let it be ou no Abbey Road.



“What light” é uma agradável surpresa, e merece uma menção a parte: Meio country, parece John Lennon cantando alguma canção da fase áurea dos Rolling Stones (68-72) .



O álbum não é perfeito, tem momentos soft rock bem alpha fm (“Leave Me Like You Found Me” e “On and On”) e a chatinha “Impossible Germany”, mas só pelo que ele tem de bom vale muito a pena. Há alguns meses eu estava ouvindo muito os 2 últimos álbuns dos Beatles, “Let it be” e “Abbey Road”, e estava lamentando como não surgiram álbuns de classic rock tão simples, originais e poderosos como esses. Sky Blue Sky é a resposta para o que eu vinha procurando há tempos.


Disco anterior: "A Ghost is Born"
Próximo disco: "Wilco - The Album"
Voltar para 100 dias com Wilco

4 comentários:

  1. Pra mim, de longe é o melhor álbum de 2007! Gostei muito da resenha, sem rodeios, bem objetiva! Deu até vontade de ouvir o álbum!

    Abração e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Aaaeee wagninho!! Vou baixar o album e depois te falo o q achei! Bjaoo , Barbarinha

    ResponderExcluir
  3. Excelente resenha, concordo com o Felipe, da mesmo vontade de ouvir o CD. E, se vc me permite, aqui vai um link de uma apresentacao no talk show do David Letterman de "impossible Germany" (longa, porem muito boa)http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=9gjFfdGYi9c

    ResponderExcluir
  4. Grande, Wa! E obrigado por ter me apresentado a esta banda que virá e mexe passava no Lado B, sem minha atenção! Continue escrevendo bem!

    ResponderExcluir