sexta-feira, 1 de junho de 2012

Wilco: "Being There" (1996)



Um ano após “A.M” o Wilco lança “Being There”, álbum duplo que inicia a expansão das fronteiras musicais da banda. Eu gosto de ver cada um dos cds como uma peça fechada.


Disco 1


Assim como no álbum de estréia, há um bom espaço para diversidade:  Logo de cara temos "Misunderstood”, a faixa de abertura e mais interessante do álbum, que traz uma amostra do som sofisticado que a banda faria a partir do quarto álbum, “Yankee Hotel Foxtrot”. A música, que fala de um artista atormentado do ponto de vista de um fã, começa melancólica e termina em um momento catártico.



Na segunda faixa o álbum dá uma virada: "Monday" e "Outtasite (Outta Mind)" são faixas bem college rock alto astral , enquanto "I Got You (At the End of the Century" é um belo exemplo de power-pop glam como poucos fazem bem (me lembra NY Dolls, ou alguma coisa do "Libertad", segundo álbum do Velvet Revolver. "Red-Eyed and Blue" , com seus vocais distantes "A la Cat Power" tem melodia que lembra Beatles em início de carreira, e "Say You Miss Me" faz uma ponte entre o alt country da banda e experimentos mais pops do album.




Da praia alt. country,   "Far, Far away" tem traços de Neil Young, enquanto "Forget the flowers" é uma bela canção de country de bar de beira de estrada e "What's the World Got in Store" tem uma doce melodia, quase bucólica. Para não deixar de mencionar, "Hotel Arizona" um rock alternativo que soa a Sonic Youth e não faz falta.

Disco 2


Se no disco 1 a banda experimenta novas idéias e lança mão de um pouco da praia da banda até aqui, a mistura do disco 2 é exatamente o contrário. Não falta alt.country aqui: Da faixa de abertura (a melancólica "Sunken Treasure"), passando pela trilha sonora de cowboy "Someday Soon", à serenata "Someone Else's Song", à balada southern rock "Kingpin", àe chegando na balada southern-piano rock de estrada "(Was I) in Your Dreams".

O pop aqui fica pelas pérolas "Why Would You Wanna Live", e a alter ego do primeiro disco "Outta Mind (Outta Sight)" ambas com forte influência do pop sessentista do Beach Boys. Ainda vale ouvir a doce, melancólica e solitária "The Lonely One". Para fechar com chave de ouro, temos nada menos que um rockabilly com country, a divertida "Dreamer in My Dreams". Quer mais?



Disco anterior: "AM" 
Próximo disco: "Summerteeth" 
Voltar para 100 dias com Wilco

Nenhum comentário:

Postar um comentário