quinta-feira, 28 de junho de 2012

Wilco: A Ghost is Born (2004)





Podem chamar o 5. álbum do Wilco de experimental, brilhante, difícil, maduro,  rascunho do sucessor  "Sky Blue Sky"...  Eu acho que a banda fez o que estava afim de fazer independentemente do que qualquer um fosse achar, fosse fã, mídia, etc. Com tudo isso, ganharam 2 Grammy (melhor álbum alternativo e melhor embalagem de disco). Se "Yankee Hotel Foxtrot "foi o "OK Computer" da banda, "A Ghost is Born" é seu "Kid A", não pelos efeitos eletrônicos, mas pela espontaneidade e auto confiança do grupo em gravar um disco assim.


A espontaneidade da banda aparece bem nas 3 primeiras faixas: "At Least That's What You Said"  e "Hell is Chrome" alternam momentos de sussurros com solos espaçados de guitarra, enquanto a criativa "Spiders (Kidsmoke)" reveza momentos tensos com solinhos de classic rock. 




Se separamos a soft rock "Wishful Thinking", as  sonicyouthianas "I'm a Wheel" (rock alternativo 90's bem bacana) e "Less than you think" (mais experimental), o álbum forma uma boa sequência de músicas com o DNA do álbum seguinte, belos arranjos, bateria setentista, inspiração na fase final dos beatles e o tom de voz "John Lennon" de Tweedy em algumas canções:  "Muzzle of Bees", "Hummingbird", "Handshake Drugs", "Company in My Back", "Theologians" e "The Late Greats".








Curiosidade: O conjunto "músicas-encarte" é  interessante -  As capas interna, externa e traseira são minimalistas, com fotos artísticas de um ovo tiradas por um fotógrafo do final dos anos 60. O álbum foi lançado em broadcast pela Apple, e se você olhar as artes do encarte, parecem embalagens de um produto da empresa do finado Steve Jobs. Antes do álbum ser lançado, Jeff Tweedy teve de lidar com dores de cabeça crônicas, ataques de ansiedade e depressão crônica, o que o levou à dependência de remédios contra dor  e uma posterior reabilitação. Ouvindo o álbum, dá pra sentir a depressão e ansiedade em algumas faixas.


Com essa resenha encerro o que faltou falar dos meus "100 dias com Wilco".


Disco Anterior: "Yankee Hotel Foxtrot"
Próximo Disco: "Sky Blue Sky"
Voltar para 100 dias com Wilco

Nenhum comentário:

Postar um comentário