quarta-feira, 27 de junho de 2012

Wilco: "Yankee Hotel Foxtrot" (2002)





Na época eu vi algumas revistas de rock falando muito bem de um tal de "Yankee Hotel Foxtrot" do Wilco, e ignorei. 10 anos depois descobri boas razões p/ ouvir e respeitar o álbum:
- A partir deste álbum, a banda cresceu e adquiriu uma identidade própria.
- Está em várias listas de melhores álbuns, incluindo o livro 1001 álbuns para ouvir antes de morrer.
- É o 1. disco c/o baterista Glenn Kotche, responsável pelo tom setentista da bateria do Wilco. 
- É o maior sucesso comercial da banda, com mais de 500.000 cópias vendidas.
 - O documentário de gravação do disco,"I Am Trying to Break Your Heart" (nome da faixa 1).
- Sem mais delongas,eu vejo o álbum assim:


1) As gostosas faixas "power folk pop"- Boas para ouvir na estrada: nas entrelinhas, há ruidinhos e influências sutis do power pop dos anos 60: "Kamera", "War on War","Heavy Metal Drummer", "Pot Kettle Black".


2) As estilosas:"Jesus Etc" é um dos soft rocks setentistas mais classudos que já ouvi, e foi regravado pela Norah Jones. "I'm the Man Who Loves You" , bem "Beatles na fase Rubber Soul/Revolver"


 
 3) Os cartões postais do álbum: A primeira faixa"I Am Trying to Break Your Heart" abre o disco mostrando algo diferente no som do Wilco, com seus ruidos e efeitos desconstruídos. "Ashes of American Flags" é um Country rock de cowboy solitário de beira de estrada, uma das mais marcantes do álbum. "Poor Places" - A que eu mais gosto no disco: Começa etérea, e culmina em um final emocionante, com ruídos (dá pra ouvir uma voz de rádio amador citando o nome do álbum, cujas iniciais , YHF, significam ondas curtas, tipo de transmissão de rádio) tal qual Radiohead da fase OK Computer


4) As outras: "Radio Cure" é melancólica e sombria com ruídos ocasionais, lembra algo do 1. álbum do Filter."Resevations" é um soft rock melancólico,após o fim da faixa, há cerca de 3 min de partes instrumentais e ruídos no final, prática que a banda intensificaria no álbum seguinte, "A Ghost is Born". 


Pra quem não quiser clicar link a link, dá um play no vídeo acima que tem o disco todo, vai tranquilo. 


Disco anterior: "Summerteeth"
Próximo disco: "A Ghost is Born"
Voltar para 100 dias com Wilco

Nenhum comentário:

Postar um comentário