sábado, 5 de maio de 2012

Wilco: AM (1995)


"A.M", álbum de estréia do Wilco após a dissolução da antiga banda de Jeff Tweedy ("Uncle Tupelo".) é uma mistura simpática de rock alternativo e alt. country (a praia do Uncle Tupelo), e , como muitas estréias de bandas consolidadas, não representa o som do grupo hoje mas não faz feio. Comercialmente, a estréia da outra banda que surgiu da dissolução do Uncle Tupelo ("Son Volt".) foi melhor nos EUA, mas alguém conhece essa banda por aqui?




O álbum é ligeiramente eclético. As ensolaradas faixas 1 ( "I must be high".) e 3 ("Box Full of Letters".) lembram o som animado do Soul Asylum quando eles estouraram com o disco "Grave Dancers Union".  "Cassino Queen", uma das 2 músicas não cantadas por Tweedy, é um country rock com riffizinho hard rock. 






Algumas canções lembram o bom e simples college rock que rolava nos anos 90 de bandas Buffalo Tom. como , como é o caso de "Shouldn't Be Ashamed", "Passenger Side", "Blue Eyed Soul" e "Too Far Apart".


Enquanto "Should've Been in Love" lembra um Lemonheads da fase "It's a shame about ray""Pick Up the Change" e "I Thought I Held You" tem uma levada mais country, lembram o que a banda de Evan Dando, mais sossegada, lançaria em "Car Push Bottom".


"That's not the issue" é country e faz lembrar Johnny Cash (entre outros), enquanto "It's Just That Simple", a outra faixa que não leva o vocal de Tweedy, é uma simples serenata, para dançar coladinho em bares a beira de estrada do oeste americano. Por fim, vale citar "Dash 7", que lembra o som leve e introspectivo que muitos faziam nos anos 90 (Mark Lanegan, o próprio Buffalo Tom e até Smashing Pumpkins, entre outros).

Próximo disco: "Being There"
Voltar para 100 dias com Wilco

Nenhum comentário:

Postar um comentário